ATENÇÃO! O texto a seguir contém assunto sensível com potencial de despertar gatilhos emocionais.
(Fotos de Magna Rios)
Sinopse:
O que faz gente aparentemente normal começar a matar e não parar mais? O que move – e o que pode deter – assassinos em série como Ed Gein, o psicopata americano que inspirou os mais célebres maníacos do cinema, como Norman Bates (Psicose, de Alfred Hitchcok), Leatherface (O Massacre da Serra Elétrica, de Tobe Hooper) e Hannibal Lecter (O Silêncio dos Inocentes, de Jonathan Demme). Como explicar a compulsão por matar e o prazer de causar dor, sem qualquer arrependimento? De onde vem tanta fúria?
As respostas estão no livro da editora DarkSide® Books SERIAL KILLERS: ANATOMIA DO MAL, dossiê definitivo sobre o universo sombrio dos psicopatas mais perversos da história. Escrito por Harold Schechter – que pesquisa o tema há mais de três décadas e já publicou, inclusive, a biografia de Ed Gein, Deviant (1998) -, o livro é referência fundamental a todos os que se interessam pelo universo da investigação e da criminologia.
Pontuado por curiosidades macabras, dados científicos e fatos pouco conhecidos sobre a trajetória dos principais criminosos em série dos Estados Unidos, SERIAL KILLERS: ANATOMIA DO MAL abrange desde a criação do termo serial killer no início do Século XX (conforme exibido na série MINDHUNTER, da Netflix) até o fascínio exercido por matadores seriais na cultura pop (cinema, música e literatura).
Com clareza, ritmo e muita informação, Harold Schechter traça perfis psicológicos impressionantes de criminosos que desafiaram a polícia, viraram notícia e continuam a nos assombrar nas telas da TV e do cinema.
Além de Ed Gein, a galeria de personagens sinistros inclui o cannibal Jeffrey Dahmer, que chegou a matar e devorar uma pessoa por semana no verão de 1991; a ex-prostituta Aillen Wuornos (inspiração para o filme Monster), que, depois de confessar seis assassinatos, pediu para ser condenada à morte para interromper a matança; o assassino Zodíaco (cuja verdadeira identidade é desconhecida até hoje); Charles Manson, o lunático que comandou o assassinato da atriz Sharon Tate em um ritual macabro; e Green River Killer, principal assassino de prostitutas da história, só capturado pela polícia com a ajuda de outro serial killer.
Em SERIAL KILLERS: ANATOMIA DO MAL você vai descobrir como eles matam e por que matam. Por prazer, dor, amor ou desespero. Por conta de famílias disfuncionais e infâncias perturbadoras. Em nome do demônio ou para o jantar…
Histórias reais, assassinos reais, de uma maneira que você nunca viu, estudados com profundidade, rigor científico e conhecimento psicológico. Um livro fundamental para quem se apaixonou por MINDHUNTER, CSI, Dexter, Criminal Minds e para quem acompanha o canal Discovery Investigation e quer entender o que se passa na mente dos assassinos mais temidos e cruéis de todos os tempos. Sem dúvida, oriundos de um sociedade que precisa repensar urgentemente como cicatrizar essas feridas abertas.
ISBN: 9788566636550
TRADUZIDO POR: LUCAS MAGDIEL
(fonte: darksidebooks.com.br)

Resenha:
Aqui temos mais um compilado de serial killers em uma edição lindíssima da editora Darkside.
Muito completo ao ponto de quase ser didático, é uma leitura que prende, mas que também exige demais do seu emocional, afinal estamos falando de casos criminais.
Anatomia do Mal cumpre seu dever como dossiê sobre casos reais, é um excelente ponto de início para quem quer começar a entender as motivações e para quem quer conhecer os assassinos mais famosos. Ele explora os aspectos históricos, sociais e psicológicos desses psicopatas, esclarecendo pontos que nem todo mundo poderia perceber apenas ouvindo falar sobre os crimes citados.
O único ponto fraco que posso citar é que às vezes o autor se repete muito, explicando mais de uma vez termos já citados. Considero uma leitura essencial para quem se interessa pelo assunto e o livro também pode servir de muito bem como fonte de consulta.
Há uma edição especial chamada Bloddy Edition em que o corte do livro apresenta "respingos de sangue", mas só a encontrei a venda no site da editora.
O livro foi lançado em 2018 no Brasil e possui 480 páginas. No site da editora Darkside ele está por R$79,90, com brindes inclusos.
(Fotos de Magna Rios)
Até a próxima semana!
Escrito por Magna Rios
Foto da capa de Emanuel Dias

Comentários