ATENÇÃO! O texto a seguir contém assunto sensível com potencial de despertar gatilhos emocionais.

Sinopse:
Ilana Casoy foi nossa primeira autora nacional. Pioneira no estudo das ciências criminais no Brasil, Ilana já era uma escritora consagrada quando aceitou nosso convite e apostou no escuro com a DarkSide® Books. #Gratidão é pouco. A Caveirinha aprovou, assim como toda legião de DarkSiders. Agora, chegou a hora de renovar os laços com ela, e com você também, querido leitor.
Mais uma vez, Ilana é nossa pioneira, e ARQUIVOS SERIAL KILLERS LIMITED EDITION é o primeiro dos relançamentos comemorativos dos 5 anos da Caveirinha. Os dois livros, SERIAL KILLERS: LOUCO OU CRUEL? e SERIAL KILLERS: MADE IN BRAZIL, reunidos num único volume de luxo, com mais de 700 páginas de investigação.
Ilana Casoy é autoridade no que diz respeito a mentes criminosas e resolução de crimes no Brasil. Para escrever LOUCO OU CRUEL?, a escritora mergulhou em arquivos da polícia e da Justiça, do FBI e da Scotland Yard, além de ter feito uma pesquisa rigorosa em diversas outras fontes para compor um inquietante roteiro de como, por que razão e com que métodos os serial killers agem.
Em MADE IN BRAZIL, Casoy dedicou-se a investigar os serial killers brasileiros, no que viria a ser o primeiro livro do gênero dedicado aos assassinos em série do Brasil. Foram cinco anos de pesquisas, visitas a arquivos públicos, manicômios e penitenciárias, além de entrevistas cara a cara com personificações do mal em terras tupiniquins, para produzir um dossiê sobre o lado mais sombrio do ser humano. Perturbador e por muitas vezes comovente, o relato de Casoy nos apresenta histórias que nem a ficção e o cinema conseguiram imaginar.
E isso é só o começo, tem muitas novidades além dos relançamentos. Mas por enquanto é surpresa. Aposto que você já está louco pra saber o que é – a gente conhece bem esse espírito investigador dos fãs da Ilana Casoy. Mas enquanto você espera, que tal ler (ou reler) esse clássico da maior especialista em criminologia do Brasil?
ANO DE PUBLICAÇÃO: 2017
ISBN: 9788594540386
(fonte: darksidebooks.com.br)

Resenha:
Vamos começar explicando que Arquivos Serial Killers: Made in Brazil e Louco ou Cruel na verdade são dois livros. Made in Brazil foca essencialmente em serial killers brasileiros, mais especificamente em 7 dos mais notórios. O mais interessante do livro é que foi escrito após uma enorme pesquisa da autora e inclui entrevistas feitas por ela com três dos assassinos: Marcelo Costa de Andrade, o vampiro de Niterói, a entrevista que mais me chocou. Francisco Costa Rocha, o Chico Picadinho. E Pedro Rodrigues Filho, o Pedrinho Matador.
Já Louco ou Cruel tem seu foco em abordar diversos aspectos do que seria um serial killers, é um livro de estudo, basicamente. Analisa vários pontos dos casos, como perfil dos assassinos, das vítimas, dos locais dos crimes, etc. Um das partes do livro é dedicada a contar 16 casos que são mais famosos, como por exemplo Ted Bundy, que é sempre muito citado na cultura pop.
Arquivos Serial Killers: Made in Brazil e Louco ou Cruel não é um livro para ser lido com pressa, principalmente se você é sensível aos assuntos abordados ou se não tem tanta bagagem no mundo do true crime. Recomendo que seja lido devagar pois também tem trechos bem técnicos e alguns bem indigestos, com muitos gatilhos.
Ilana Casoy lançou Arquivos Serial Killers: Louco ou Cruel e Arquivos Serial Killers: Made in Brazil em 2008 e 2010, respectivamente, pela editora Ediouro. Em 2014 foram relançados pela editora Darkside.
Os livros já foram vendidos separadamente e também como box, mas atualmente só é possível encontrar no site da editora em formato de livro único. Ele possui 704 páginas, corte colorido na cor vermelha e no site da editora Darkside está por R$ 89,90.
(Fotos de Magna Rios)
Escrito por Magna Rios
Foto da capa de Magna Rios

Comments