top of page

Entrevista com a escritora Babi Dewet

Foto do escritor: Lívia TorresLívia Torres

Oi leitores! Hoje resolvi trazer uma entrevista com uma escritora nacional que admiro muito, mas vocês devem saber que eu não sou jornalista, pois faço biblioteconomia (risos), então tentei fazer perguntas interessantes.


Outra coisa que vale lembrar é que a entrevista foi feita pelo direct do Instagram e para ficar melhor para a Babi pedi para ela mandar áudio, então tentei repassar tudo o que ela disse no áudio, da melhor forma possível, com as pausas e tudo mais. Enfim, foi uma entrevista bem informal.



Imagem: Babi em frente a sua estante de livros. Fontes: Instagram de Babi Dewet

Hoje não sou eu que darei algumas dicas, mas sim ela, Babi Dewet!

Babi Dewet nasceu no Rio de Janeiro (RJ) e formou-se em Cinema. Começou a sua carreira escrevendo fanfics e publicou seu primeiro livro de forma independente em 2009. Amante de música, é apresentadora e produtora de shows e eventos de cultura coreana e pop, e possui um canal no YouTube sobre a sua vida, além de ter feito parte do KPAPO, o primeiro podcast Originals do Spotify sobre kpop e hallyu. Hoje comanda lives na Twitch.tv/babidewet sobre a vida de escritora e mercado editorial, focado em novos autores, inclusive os que escrevem fanfics. Na verdade, Babi sempre quis ser uma rockstar, mas acabou escrevendo livros recheados de música.

Fonte: Grupo Autêntica




Imagem as quatro escritora do livro "Um ano inesquecível". Começando da Esqueda: Thalita Rebouças, Bruna Vieira, Babi Dewet e Paula Pimenta. Fonte: Instagram de Babi Dewet


Imagem: Babi segurando o livro "Um ano inesquecível". Fonte: Instagram de Babi Dewet


Eu conheci a Babi por meio do livro “Um ano inesquecível” e esse livro reuni quatro escritoras e cada uma escreveu um conto em uma estação e o da Babi é o Outono. Esse livro, cada conto vai ganhar uma adaptação para um filme feito pela Amazon prime vídeo Brasil.



Sem mais delongas

Vamos para a entrevista ...

 

De onde veio essa paixão por livros?


"Eu sempre tive muito acesso a livro desde pequena, minha mãe sempre tinha muito livro em casa... Eu cresci sendo muito incentivada a ler e a escrever desde muito pequena, inclusive eu aprendi a ler e a escrever muito novinha, acho que eu tinha de três e quatro anos, então para mim sempre foi muito natural poder brincar com os livros... Os livros faziam parte das minhas brincadeiras diárias então acabou sendo muito natural para mim, conviver com livros e gostar de livros."


Imagem Babi quando criança. Fonte: Instagram de Babi Dewet

Onde começou sua paixão por escrever? E de onde você tira inspiração para escrever?


"Eu sempre gostei muito de escrever quando criança também, mas eu nunca soube que eu podia ser uma escritora, nê, eu tenho 34 anos vou fazer 35, se você pensar sei lá, a trinta anos atrás, sabe, a 29 anos atrás... a gente não tinha, obviamente, não tinha internet, a gente não tinha muita das facilidades que temos hoje em dia, então eu não conhecia outros escritores, não sabia que era possível ser escritor no Brasil. Naquela época para a gente era só os escritores mais velhos ou os que já tinham morrido ou os escritores clássicos... Então eu não sabia que eu podia escrever para as outras pessoas, então eu gostava de escrever para mim, até que eu conheci as fanfics, as fanfics foram para mim essa grande mudança, quando eu entendi que eu podia ... que podia ter outras pessoas que podiam ler as coisas que eu escrevia... e... eu tanto aprimorei quanto eu entendi que eu gostava de escrever para essas pessoas."

"A minha inspiração... A minha inspiração vem de tudo! Vem de... muito de música ou de outros... outros conteúdos que eu consumo como filmes, séries e outros livros também. Eu acho que toda nossa vivência né, a gente que escreve, inclusive romance contemporâneo juvenil e tudo mais, a gente fala muito sobre as nossas vivências, sobre a vivência das pessoas a nossa volta, sobre experiências que a gente gostaria de viver ou que a gente já tenha vivido, mas de alguma outra forma, enfim, então eu acho que a inspiração é muito mais..., no meu caso, a música é uma das maiores inspirações mais as vivências que eu tenho, que as pessoas na minha volta tem, também são."


Imagem de Babi mostrando sua estante. Fonte: Instagram de Babi Dewet.

Quais dicas você pode dar para escritores e para quem deseja se tornar escritor?

"A minha dica para escritores... claro que todo mundo sempre vai dar a dica de leia muito, né... tenha... tipo uma rotina de escrita e tudo mais, mas eu acho que é muito importante para ser escritor é ter paciência, né. Não larga seu trabalho para poder viver de escrita porque isso é muito muito muito difícil, inclusive no Brasil que a gente ta vivendo hoje em dia. Isso é uma coisa que pode levar muitos anos, a carreira de escritor pode levar muitos anos, então isso precisa ser tratado com paciência, com resiliência... e com responsabilidade, com muito cuidado... entender o que você quer lançar e saber que se você vai lançar um livro aquele livro vai estar ali para sempre. Então sabe... Se prepara, se organiza, não faz por qualquer momento só porque deu na telha ou, porque... você acha que nunca mais vai ter outra oportunidade, porque quando a gente faz as coisas correndo assim, a gente às vezes dá um tiro no próprio pé, porque tudo que a gente publica, tudo que a gente fala... fica para a posteridade, para sempre né. Então, a minha maior dica é tenham cuidado, tenham responsabilidade e tenham paciência, vão devagar porque não é... ser escritor não é uma carreira do dia para noite."


Eu sei que você é uma grande defensora de fanfic (uma das coisas que eu mais admiro) Você pode dizer algumas palavras sobre aquelas pessoas que dizem que fanfic não é leitura?


"Eu acho muito complicado quando as pessoas começam... a comparar as fanfics com os livros, por exemplo, e isso é uma coisa que não deve fazer. É uma coisa que não existe porque fanfics e livros são duas coisas diferentes, são duas mídias diferentes e que tem posicionamentos diferentes. As fanfics são de graça, normalmente as pessoas que escrevem as fanfics não são profissionais, as histórias não passam por profissionais do livro, não tem uma correção profissional, uma edição profissional, não tem dinheiro colocado naquela história.

Então, é muito difícil você comparar com um produto como livro, que já é o oposto, o livro é feito por profissionais, ele é revisado por um profissional, editado por um profissional, colocado num mercado que vale dinheiro e etc. Então, quando as pessoas comparam essas duas coisas acaba sendo muito injusto para as fanfics porque são pessoas que estão escrevendo por prazer, estão escrevendo sem o apoio de mercado e de dinheiro e de profissionais por trás, né. Então..., são duas mídias diferentes, são duas formas de consumo de leituras diferentes, mas que são totalmente válidas... tanto para a escrita quanto para a leitura, né, porque..., inclusive no quesito de leitura de entretenimento né...

Enfim, não importa o que você ta lendo... se aquilo te diverte, se aquilo te distrai, se aquilo muda seu dia, melhora... assim... como você ta se sentindo e tudo mais. Então, é uma leitura válida e as fanfics precisam fazer parte disso, assim... e mais, obviamente, como eu falei, em cima desse entendimento que não é a mesma coisa que do que livro, né. É tipo, não colocar mesmo a pressão nos autores de fanfic que se colocam em produtores de mercado, entende? Porque é diferente."


Pode falar alguma coisa sobre o filme que vai lançar sobre o seu conto do livro Um ano inesquecível? Eu to tão ansiosaaa!


Imagem Babi e Lázaro Ramos no set de gravação. Fonte: Instagram de Babi Dewet


Imagem Babi mais parte do elenco do filme. Fonte: Instagram de Babi Dewet


Imagem: Babi mais parte do elenco nas gravações do filme. Fonte: Instagram Babi Dewet


Imagem: Babi nas gravações do filme em frente ao museu MASP em São Paulo. Fonte: Instagram Babi Dewet


"As filmagens do Outono estão acabando agora, começando o da primavera... Eu fiquei muito feliz como esse filme ta saindo, obviamente que eu tenho um elenco incrível, com um diretor maravilhoso, com uma produção incrível que me deixou muito a vontade, que me deixou fazer parte dessa... dessa experiência. Normalmente os escritores, os autores dos livros, eles não fazem parte... das adaptações por N razões, mas eu pude fazer parte de alguma forma, mesmo que seja estando lá todos os dias, conhecendo os artistas, os atores, todo mundo. Então, foi muito legal, eu tive uma experiência muito incrível!


Esse livro... É muito especial para mim, né... Um ano inesquecível é muito especial para mim, o meu conto de outono é muito especial para mim também e quando a gente foi fazer... Recriar esse conto, feito pela roteirista que é a Keka Reis, tivemos outros roteiristas envolvidos também, eu também me envolvi no roteiro de certa forma, então a gente conseguiu levar para as telas, né, da TV ou do cinema outra história, porque né, como uma adaptação ela é baseada no conto oficial, mas ela foi uma história criada em cima daquilo, porque o conto é uma história muito curta e a gente precisava crescer essa história, né, enfim, para poder fazer o filme... Entendendo que tenha a mesma sensação de quando você esta lendo, mas que conte uma história muito maior, muito mais preciosa... Assim, sabe... Porque eu tenho certeza que tantos os leitores como as pessoas não conhecem o livro vão gostar demais, porque é uma história muito sensível, é uma história muito humilde, é uma história com muito amor... e com muito poder, sobre a descoberta de jovens, em querer defender e correr atrás das coisas que eles acreditam... Em ficar do lado da própria família, descobrir quem é a sua família...


Enfim, para mim, é uma história que que eu AMEEI fazer parte pela segunda vez, porque é como se fosse uma fanfic do conto original (risos). Então, to muito feliz!"



Fim da entrevista

 

Por que escolhi a Babi Dewet para minha entrevista?


Ela é uma pessoa que admiro muito a força e a coragem de sempre falar e defender o que ela acredita, além de escrever livros incríveis! A Babi sempre foi muito simpática com seus fãs, sempre foi muito acolhedora com outros escritores e sempre ajudou as pessoas a desenvolverem melhor sua escrita, digo isso por experiência própria! A Babi teve todo o cuidado de me responder, mesmo estando tão ocupada com as gravações do filme e em suas lives na Twitch ela sempre dava dicas preciosas sobre a escrita e fazia sprints de escrita!

E claro, Ela é uma das minhas escritoras nacionais favoritas <3


Vale lembrar que é incrível o fato dela ter começado escrevendo fanfics e agora está desenvolvendo um filme de um dos seus livros, com direito a direção de Lázaro Ramos! Eu acho isso incrível!


Aqui são alguns livros da Babi Dewet:


Imagem: Capa do livro "Desventuras (quase) românticas de um festival. Fonte: Site Grupo Autêntica

Imagem: Capa do livro "Sonata em Punk Rock". Fonte: Site Grupo Autêntica

Imagem: Capa do livro "Allegro em Hip-Hop". Fonte: Site Grupo Autêntica

Imagem: Capa do livro "Kpop: Manual de sobrevivência". Fonte: Site Grupo Autêntica

Você pode achar mais sobre a Babi Dewet aqui:


Fim!



 

Imagem da capa foi tirada do Instagram da Babi Dewet.

4件のコメント


luanabarbosa144
2021年11月26日

mdsssss a babi é incrível!!!!!! Amei dms as perguntas, arrasou Lívia!😍😍😍😍😍😍😍

いいね!

Laura Alexandre
Laura Alexandre
2021年11月26日

não sou muito de ler entrevistas, mas essa me surpreendeu, mais um livro pra minha listinha de leitura ☺️ eu amei❤️

いいね!

Francisco Allyson
Francisco Allyson
2021年11月26日

mt bomm

いいね!

dea.sousa.borges
dea.sousa.borges
2021年11月26日

E ENTREGOU TUDOOOO

いいね!
Post: Blog2_Post
  • Facebook
  • Twitter
  • LinkedIn

©2021 por Só mais um capítulo. Orgulhosamente criado com Wix.com

bottom of page