top of page

Dicas de livros emocionantes com finais felizes e tristes

Foto do escritor: Lívia TorresLívia Torres

Porque ninguém é obrigado a sofrer de graça

e de vez em quando é bom ficar feliz, com o coração aquecido!


Imagem: 7 livros lado a lado começando da esquerda está "Por lugares incríveis"; "Heidi"; "Todos de pé para Perry Cook"; "Extraordinário"; "Trono de vidro"; "Maus" e "Todo esse tempo". Fonte: Foto de Lívia Torres

Uma lista de livros emocionantes foi o que preparei para me despedir de vocês! Sendo esse a última postagem desse trabalho incrível, da disciplina de Teoria e prática de leitura, não podia terminar de uma forma mais emocionante do que essa.


A maioria dos livros que leio me emociona de alguma forma, mas tem aqueles que me arrancam o fôlego, as lágrimas, vários sorrisos e suspiros. Eles me arrancam tudo isso, talvez porque seja uma pessoa intensa demais com as emoções a mil. Porém, creio que alguns desses livros podem emocionar você, caro leitor, de alguma forma.


Vamos aos livros:


Finais Felizes


- Extraordinário

Imagem: Capa do livro Extraordinário. Fonte: Foto de Lívia Torres

Penso eu que todos já devem ter ouvido falar de Extraordinário, seja o filme ou o livro. E com certeza, você que viu o filme não vai se arrepender de ler o livro. O livro é muito mais emocionante e cheio de ensinamento, além de ter um enredo envolvente e fácil de ler! Penso que você não vai se arrepender de ler.

A história de Auggie me tirou muitos sorrisos, suspiros e olhos cheios d’água. A forma com ele enfrenta todos os seus desafios e obstáculos para superar o bullying e fazer novos amigos é lindo de ler, mostra que ainda se pode ter esperança.

O livro traz a vida de August, apelido Auggie, um garoto normal como todos os outros, mas ele nasceu com a síndrome de Treaccher-Collins, que o livro o descreve com o rosto deformado, por mais que ele tenha passado por várias cirurgias. O livro traz tópicos sensíveis como bullying, mas também traz uma linda história sobre amizade, superação e amor familiar.



- Todos de pé para Perry Cook

Imagem: Capa do livro Todos de pé para Perry Cook. Fonte: Foto de Lívia Torres

A história de Perry Cook pode conquistar todo o público que o livro Extraordinário conquistou, pois são historias para deixar o coração aquecido.

Perry Cook é um garoto que frequenta a escola, tem o total de uma amiga, se diverte com sua grande família. Contudo, essa grande família é um tanto peculiar, pois ela é composta por sua mãe e todos os residentes do instituto penal de Blue River. Sim, Perry Cook mora na prisão, mas isso não impede de receber todo o amor que uma família pode dar. Porém, tudo o que é bom acaba e Perry é obrigado a sair de sua família, mas esse não é o fim da história tem muita mais coisa pela frente.

Só posso dizer uma coisa: o final é de tirar o fôlego e muito emocionante e me fez derrubar algumas lágrimas!



- Todo esse tempo

Imagem: Capa do livro Todo esse tempo. Fonte: Foto de Lívia Torres

Esse livro me deixou algumas noites acordadas, pois quanto mais eu lia mais eu repetia “só mais um capítulo” “só mais um capítulo”! Esse livro é incrível, pois traz muitos ensinamentos sobre a vida, sobre superar traumas, sobre conhecermos a nos mesmos e as pessoas que amamos.

O livro narra a história de Kyle, um garoto recém saído do colégio e que tinha um futuro perfeitamente planejado com sua namorada Kimberly, porém um acidente acontece e muda todos os seus planos. Como a sinopse do livro mesmo diz... É possível encontrar o amor verdadeiro depois de perder tudo?



- Heidi

Imagem: Capa do livro Heidi. Fonte: Foto de Lívia torres

Não se deixe enganar pelos milhares de filmes e desenhos animados que existem sobre a história da garota dos Alpes, Heidi. Posso dizer que o livro é muito melhor! Muito mais emocionante e com alguns momentos que nunca vi retratarem em nenhuma obra cinematográfica.

Heidi, a garota dos Alpes, é órfã e morava com sua tia. Porém, uma oferta de trabalho aparece para sua tia e a Heidi é obrigada a morar com seu avô, sendo um senhor muito ranzinza e mal-encarado com ma fama na região onde mora. Porém, Heidi é uma criança apaixonada e logo se encanta por tudo no lugar onde seu avô mora! Pelas paisagens, pelo ambiente, pelas pessoas... por tudo! É muito bonito ver a evolução do amor que cresce entre ela e seu avô. E tem muito mais.



Finais Tristes


- Mil beijos de garoto

Imagem: Capa do livro Mil beijos de garoto. Fonte: Site da Amazon

Não acreditava na capacidade de chorar do começo ao fim do livro, mas aconteceu! (risos) Fui avisada de me hidratar bastante, pois muitas lágrimas iriam ser derramadas, pois é um livro muito emocionante, mas duvidei da capacidade disso acontecer e provei que estava errada. Esse livro traz muitos ensinamentos sobre a vida e nos faz refletir em muitos momentos.


Para conhecer mais dessa história indico essa resenha feita por Jéfita Castro do blog YẼGARIRU: https://yegariru.wixsite.com/website/post/resenha-mil-beijos-de-garoto-tillie-cole



- Trono de vidro

Imagem: Capa do livro Trono de Vidro. Fonte: Foto de Lívia Torres

Geralmente os livros que são emocionantes e nos fazem chorar são os de romances e não ficção, mas a série de fantasia “Trono de vidro”, composta por oito livros, me provou o contrário. Mas também tem vários outros livros de fantasias que também são muito impactantes.

O fato de ter lido apenas os três primeiros volumes não me impediu de sofrer pelos personagens, pelas perdas, pelas situações. E posso dizer que são livros muito impactantes e arrebatadores.


“No ritmo dos livros de fantasia de Tolkien, o mundo de Celaena é aquele em que a magia é proibida e o poder é arrebatado pela ganância. A narrativa em terceira pessoa permite uma visão frequente de vários personagens (heróis e vilões), mas sem perder o foco da confiante e conflitante protagonista.Eleito um dos melhores livros do ano pela Amazon e best seller do New York Times, o universo de Trono de vidro começou a ganhar forma quando Sarah J. Maas pensou: e se Cinderela fosse uma assassina? E se fosse ao baile não para dançar com o príncipe, mas para matá-lo? Assim nasceu Celaena Sardothien, a heroína que conquistou milhares de leitores por todo o mundo.”

Fonte: Site da Amazon



- Maus

Imagem: Capa do livro Maus. Fonte: Foto de Lívia torres


Essa Graphic novel se torna emocionante não apenas pelo fato de se passar na Segunda Guerra Mundial e mostrar tudo que acontecia com os judeus, mas se torna mais ainda por ser baseada em fatos reais, uma história que realmente aconteceu. Por conta disso, você acaba se envolvendo mais com os personagens e tomando as dores deles.


Foto ao lado: Foto da página do livro Maus, na qual tem uma foto do Vladek Spiegelman que foi tirada no campo de concentração. Fonte: Foto de Lívia Torres.




A história escrita e ilustrada pelo ilustrador Art Spiegelman, traz o relato de seu pai, Vladek Spiegelman, sobre como foi ser um judeu desde um pouco antes do começo da guerra até o dia que faleceu. Ele traz relatos dos guetos, do campo de concentração, como ele conseguiu sobreviver a tudo isso.

É uma história muito emocionante, surpreendente e impactante.


E o mais interessante é a forma que o Art representa os judeos e os nazistas:


Judeos sendo representados por ratos no livro Maus. fonte: Lívia Torres


Nazistas sendo representados por gatos no livro Maus. Fonte: Foto de Lívia Torres

Os judeos são representados por ratos, inclusive o nome "Maus" significa rato em alemão, e os nazistas eram gatos, pois os nazistas estavam caçando os judeos, como geralmente acontece entre gatos e ratos.



- Por lugares incríveis

Imagem: Capa do livro Por lugares incríveis. Fonte: Foto de Lívia Torres

Nessa história, Violet e Finch formam um laço enquanto tem que fazer um trabalho de escola que é visitar alguns pontos turísticos do Estado de Indiana nos EUA. O livro é bastante interessante, mas podem ter alguns gatilhos como bullying, menção ao suicídio, menção a problemas psicologísticos e outros. Porém, a história vale a pena ser lida, pois serve para nos analisarmos a nossa vida e as pessoas ao nosso redor, para termos empatia e sabermos como ajudar.



Fim!

Aqui realmente é o fim!

 


5 comentarios


Pedro Emanuel Cavalcante
Pedro Emanuel Cavalcante
10 dic 2021

"Maus" foi um dos que mexeu comigo por um bom tempo kkkk

Me gusta

jlanemesquita
10 dic 2021

Espetacular! Parabéns! 👏🏼

Me gusta

hevilats
10 dic 2021

Amei, post maravilhoso! ❤

Me gusta

luanabarbosa144
10 dic 2021

Aaaaa tao perfeitooo!!!!

Me gusta

Laura Alexandre
Laura Alexandre
10 dic 2021

Muito bom, amei ❤️

Me gusta
Post: Blog2_Post
  • Facebook
  • Twitter
  • LinkedIn

©2021 por Só mais um capítulo. Orgulhosamente criado com Wix.com

bottom of page