top of page

Todo Dia a Mesma Noite: A história não contada da Boate Kiss

Foto do escritor: Magna RiosMagna Rios

Atualizado: 12 de dez. de 2021

ATENÇÃO! O texto a seguir contém assunto sensível com potencial de despertar gatilhos emocionais.


Sinopse:


Reportagem definitiva sobre a tragédia que abateu a cidade de Santa Maria em 2013 relembra e homenageia os 242 mortos no incêndio da Boate Kiss.


Daniela Arbex reafirma seu lugar como uma das jornalistas mais relevantes do país, veterana em reportagens de fôlego - premiada por duas vezes com o prêmio Jabuti - ao reconstituir de maneira sensível e inédita os eventos da madrugada de 27 de janeiro de 2013, quando a cidade de Santa Maria perdeu de uma só vez 242 vidas.


Foram necessárias centenas de horas dos depoimentos de sobreviventes, familiares das vítimas, equipes de resgate e profissionais da área da saúde - ouvidos pela primeira vez neste livro -, para sentir e entender a verdadeira dimensão de uma tragédia sobre a qual já se pensava saber quase tudo. A autora construiu um memorial contra o esquecimento dessa noite tenebrosa, que nos transporta até o momento em que as pessoas se amontoaram nos banheiros da Kiss em busca de ar, ao ginásio onde pais foram buscar seus filhos mortos, aos hospitais onde se tentava desesperadamente salvar as vidas que se esvaíam. Foi também em busca dos que continuam vivos, dos dias seguintes, das consequências de descuidos banalizados por empresários, políticos e cidadãos.


A leitura de Todo dia a mesma noite é uma dolorosa e necessária tomada de consciência, um despertar de empatia pelos jovens que tiveram seus futuros barbaramente arrancados. Enxergá-los vividamente no livro é um exercício que afasta qualquer apaziguamento que possamos sentir em relação ao crime, ainda impune.

ISBN: 978-85-510-0285-8

(fonte: intrínseca.com.br)


 

Resenha:


Importante, mas igualmente doloroso, é assim que eu defino Todo Dia a Mesma Noite.


Em primeiro lugar, devo exaltar a escrita da Daniela Arbex, muito dinâmica e de fácil entendimento, me senti lendo uma reportagem de jornal misturada com crônica. Em segundo, preciso dizer que foi um dos livros mais difíceis que já conclui. Muito pelas dores e traumas daquele 27 de janeiro e uma parte também pelo sentimento de injustiça que ele causa, já que são quase 9 anos sem ninguém condenado pelo que aconteceu.

Até hoje lembro com exatidão das notícias e de como chorei muito pelas vidas perdidas na Boate Kiss. Chorei principalmente pelos

pais, familiares e amigos que ficaram para lidar com a ausência. No livro temos os relatos dessas pessoas que ficaram, como souberam e até alguns trechos extremamente tocantes de como foi ter que reconhecer o rosto dos filhos e aceitar que morreram de forma tão trágica. No final do livro temos uma descrição de como teria iniciado o incêndio e é de uma riqueza de detalhes aflitiva, impossível não se sentir no local.


Uma dos momentos que mais me tocou foi quando o pai de uma moça chamada Andrielle finalmente encontra e reconhece a filha dentro do Ginásio Esportivo Professora Gisele Borin, para onde os corpos foram levados. Quando ele a encontra, ajoelha-se e puxa Andrielle para o seu colo dizendo "Preciso levá-la. É a minha filha! Minha filha!". Este pai, Flávio José da Silva, foi o idealizador do movimento de protesto Santa Maria do Luto à Luta. Ele também é, atualmente, presidente da Associação de Familiares de Vítimas e Sobreviventes da Tragédia de Santa Maria.


É um livro que eu acredito que todo mundo deveria ler, mas também tenho certeza de que não é um livro que todo mundo aguentaria. Cada folha foi um nó na garganta e apesar de ter somente 248 páginas ele parece imenso de tanta tristeza. Todo Dia a Mesma Noite é um memorial, uma forma de nunca esquecer o que as vítimas passaram e ajudar a fortalecer a busca por justiça dos familiares.


O livro foi lançado em 2018 pela Editora Intrínseca. É possível encontrá-lo em formato e-book por R$24,90 ou em edição física por R$49,90 de acordo com as informações no site da própria editora.


A autora desta coluna e o blog Só Mais Um Capítulo prestam solidariedade às famílias e amigos das 242 vítimas da Boate Kiss.


Até próxima semana!


 

Escrito por Magna Rios

Foto da capa do livro retirada do site Amazon

Foto da capa de Emanuel Dias



Comentarios


Post: Blog2_Post
  • Facebook
  • Twitter
  • LinkedIn

©2021 por Só mais um capítulo. Orgulhosamente criado com Wix.com

bottom of page