
De um livro para um Filme
Como eu era antes de você
Louisa Clark aos 26 anos morava com os seus pais, sua irmã, seu sobrinho e o avô. Ela trabalhava como garçonete em um café na pequena cidade na Inglaterra e tem um relacionamento de quase sete anos com Patrick, um atleta obstinado e egocêntrico. No livro e no filme nota-se que o mesmo não parece se interessar pelos gostos de Louisa, um relacionamento unilateral.
Sem muitas ambições, e feliz de como as coisas estavam no momento, Louisa não esperava ser demitida. Desolada, ela começa a buscar por um novo emprego. Não graduada e com pouca experiência profissional, não tendo muitas opções, ela encontra um anúncio para ser cuidadora de um tetraplégico.

William Traynor era um homem feliz, bonito, inteligente e apaixonado por esportes. Vivia em festas e aproveitava a vida como podia, mas seu mundo deu uma grande reviravolta quando foi atropelado por um motociclista.
Aos de 35 anos, Will não aceita sua nova vida pós acidente, por isso vive mal-humorado, amargurado e depressivo, afastado de todos os seus antigos amigos e de sua ex noiva. No entanto, tudo começa a mudar com a chegada da cativante e excêntrica Clark.
Com poucas semanas de trabalho Lou descobre que Will já tentou suicídio algumas vezes, por isso ela vai tentando uma aproximação, que no começo Will faz questão de dificultar, pois, ele não queria se aproximar ou criar vínculos com ninguém.
No decorrer da leitura temos alguns momentos que enxergamos o ponto de vista do Will, mas a maior parte do livro é o ponto de vista de Louisa.
Foi feito um contrato com duração de seis meses, pois ao final deste período, Will pretendia ir a uma clínica na Suíça para "morte assistida", eutanásia.
Sem ter essa informação, Clark vai se envolvendo com Will. Os dois, ao se conhecerem melhor, vão criando sentimentos sem nem ao menos notarem, coisa que não passou despercebida pelos pais de Will, que ao notarem uma boa mudança em seu humor, dão o apoio que Lou pede para poder levá-lo a vários passeios.
Mesmo tendo dores e crises, Will se deixa ser levado para vários lugares só para poder ver Lou feliz.
Um dos momentos do filme e no livro que eu gostei muito foi no aniversário da Clark, na hora de dá os presentes. O seu atual namorado, Patrick, mostrando claramente que não a conhece bem, dá um cordão, no qual ela disfarça seu desgosto, e Will dar o seu presente, deixando ela eufórica e muito feliz por receber meias calças.

Clark descobre os planos de Will sobre a clínica e se sente completamente traída, pensa em desistir, porém, ela toma como missão pessoal tentar convencer Will de que, mesmo com todas as suas limitações, vale a pena continuar vivendo. Para isso, ela elabora planos e programas diários, mostrar a Traynor que ele ainda pode viver uma vida feliz.
Dia a após dia eles vão criando memórias e se apaixonando. Lou até mesmo termina com Patrick, pois ele queria ir a uma competição e ela queria doar todo seu tempo para Wil, ficar com ele, fazem atividades e viagens.
Mas, mesmo com todos os seus esforços e amor, Clark não consegue tirar a ideia e vontade de Traynor de morrer, isso faz eles se afastarem.
“Eu contei-lhe que o amava e ele apenas disse que isso não bastava. Como posso aguentar isso?” - Louisa Clark (Como eu era antes de você)
Tentando entender, mas não aceitando a decisão do seu amado, Lou vai se despedir.
Ele tinha a esperança de vê-la uma última vez, pois mesmo partindo levaria consigo os sentimentos e lembranças de Louise Clark.
“É isso. Você está marcada no meu coração, Clark. Desde o dia em que chegou, com suas roupas ridículas, suas piadas ruins e sua total incapacidade de disfarçar o que sente. Você mudou a minha vida muito mais do que esse dinheiro vai mudar a sua.” - Will Traynor (Como eu era antes de você)
Tanto o filme como o livro são envolventes e ótimos. Para quem curte o gênero romance, essa é uma leitura que recomendo, e que se sentir conquistado pelo livro, a sequência também é uma opção.
Sobre autora:
Jojo Moyes, nasceu em 1969, trabalhou como jornalista por 10 anos, e em 2002 se dedicou integralmente a carreira de escritora. Produzindo mais de 10 livros, e um dos seus romances de maior sucesso foi, como eu era antes de você, que vendeu oito milhões de exemplares em todo mundo, adaptado para o cinema e estrelado por Sam Claflin e Emilia Clarke, lançado o livro em 5 de janeiro 2012 e o filme 16 de julho 2016
Indicações semelhantes:
Depois de você
A última carta de amor
A garota que você deixou para trás
Curiosidades sobre o filme e livro:
1. O guarda- roupa da protagonista foi feito a partir de brechós londrinos.
Uma das características mais fortes de Louisa é o seu excêntrico senso de moda, o que é logo a primeira coisa que chama a atenção de Will para a jovem. Para compor os figurinos alegres e cheios de personalidade da moça, a equipe de figurinistas do filme percorreu diversos brechós londrinos. O que se provou uma ótima escolha, pois deixou a personagem bastante autêntica.
A única peça de grife foi o vestido vermelho. Ele tinha de ser deslumbrante e foram vários testes antes de escolherem o usado no filme.
2. Cenas cortadas:
Por mais fiel que um filme possa ser de um livro, há sempre partes da história que precisam ficar de fora para que a adaptação não fique exagerada. Muito desse conteúdo é cortado antes mesmo das gravações começarem, mas algumas coisas ainda chegam a ser rodadas e só saem na versão final.
No livro Como Eu Era Antes de Você (spoiler a seguir), o pai de Will tem um caso com outra mulher e chega a pedir o divórcio no decorrer da história. Para a adaptação cinematográfica foram gravadas cenas que mostravam estes acontecimentos, porém chegou-se à conclusão de que não ficaram boas o suficiente para entrar na versão final do filme. Portanto, nada de casos extraconjugais no cinema!
3. Filme é bastante fiel ao livro.
A adaptação cinematográfica de Como Eu Era Antes de Você chegou aos cinemas brasileiros em junho de 2016, com direção de Thea Sharrock e roteiro da própria autora do livro, Jojo Moyes!
Moyes afirmou que uma das suas metas como roteirista da versão para o cinema era fazer com que a história fosse totalmente fiel ao livro. Mesmo com algumas adaptações, Jojo se orgulha de ter conseguido transmitir com sucesso a história que conquistou milhares de pessoas ao redor do mundo para as telonas.
Aliás, Jojo planeja que a sequência de Como Eu Era Antes de Você, Depois de você (After You, no título original), lançado mundialmente em 2015, também vire um filme! Agora é torcer para que a continuação faça tanto sucesso quanto o primeiro, para que Ainda eu (Still me) também chegue às telas.
4. A autora recebeu muitas críticas negativas sobre a história.
Aliás, esta "escolha" apresentada na história de Moyes foi motivo de muita discussão entre diversos grupos de suporte às pessoas com deficiência física.
(ATENÇÃO: SPOILER!)
No livro, Will opta por não continuar a viver como tetraplégico e comete suicídio, com o suporte de seus familiares e médicos. Muitas pessoas criticaram a mensagem que a autora do livro transmitiu, como se fosse preferível morrer do que ajudar as pessoas com deficiência física a readaptarem as suas vida e serem felizes.
Com acordos e desacordos, uma coisa é certa: a trama de Como Eu Era Antes de Você continuará a dar muito pano para manga…
5. A mensagem principal da história:
Enquanto os críticos alegam que Como Eu Era Antes de Você é uma tentativa de “romantizar a covardia do suicídio”, Jojo Moyes afirma que a principal mensagem de seu trabalho é simples e clara: não julgue o próximo!
Escrito por: Beatriz
Fonte: Livro e filme Como eu era Antes de você e Livrarias Curitiba.
Imagens: Google Imagens.

Comments